NOSSA HISTÓRIA

''Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os edificadores'' (Salmo 127:1)

     Na contagem do tempo, a humanidade leva em consideração, segundos, minutos, horas, dias, etc. Nesta escala, comemoramos 65 anos de existência da Associação Assistencial Presbiteriana Bom Samaritano.

     Baseado no ideal cristão do Reverendo Nicanor Xavier da Cunha, o objetivo sempre foi e continua sendo o de minorar o sofrimento dos menos favorecidos, exercitando assim, o evangelho do amor de Cristo.

     Sempre com pouquíssimos recursos, mas muita fé, Reverendo Nicanor, quando veio a falecer em 1992, além de já ter edificado todo o prédio da creche e várias construções dentro de quase alqueires do imóvel da SAEBS, também havia concluído a fundação do edifício, o qual abrigaria o Instituto Samaritano de Ensino.

     Ao longo dos anos, sempre buscando o progresso, perseguimos os objetivos de ampliar com dinamismo, o atendimento da creche, dos alunos do Instituto, trabalhos com menores aprendizes e parcerias com a FEBEM, Prefeitura e KNH.

     Após todos estes anos de vida, uma certeza para nós está muito clara: é a que este ideal surgido no Longínquo ano de 1956 é realmente uma obra abençoada por Deus, pois os fatos positivos que atestam esta verdade são claros, consistentes e contínuos.

     Agradecidos somos a todos que ao longo dos anos colaboraram para que a SAEBS continue existindo e cumprindo a nobre missão do amor ao próximo e o temor a Deus.

     Que novas gerações possam surgir e dar continuidade a esta grande obra e que benções continuem a serem derramadas sobre nossa querida Franca, com a participação da Associação Assistencial Presbiteriana Bom Samaritano.

                                                                                                                                                     Antônio José de Sousa

                                                                                                                                                    2º Presidente da SAEBS

Rev. Nicanor Xavier da Cunha

nicanor

Ao mestre

    Falar sobre Nicanor Xavier da Cunha é uma história que representa um trajeto de amor, de simplicidade e do mais profundo humanismo.                                                                                                Ele mesmo se autodefiniu como um ”professor por profissão e pastor por vocação”. Dedicou sua vida a disseminar o bem, a proclamar os legítimos valores de natureza moral e espiritual que tornam os homens mais justos, mais perfeitos, mais cristãos.                     Homem de saber, talentoso e inteligente, destacou-se em várias áreas do conhecimento humano, revelando-se um empreendedor ativo e determinado. O Bom Samaritano é bem reflexo desse raro conjunto de qualidades do professor Nicanor, colocando-se a serviço do bem, a serviço de causas nobres e humanitárias. A este grande benemérito, dedicamos estas páginas, lembrando delicadamente sua longa trajetória feita de trabalho, conquistas e amor.                                                                                 

Vida e Obra

  Nicanor Xavier da Cunha nasceu no dia 3 janeiro de 1914, no distrito da Quadra, município de Tatuí-SP. Foi o sexto de onze filhos do casal Antônio Xavier da Rosa e Francisca Eufrásia da Conceição. Seu nascimento foi dado de uma forma muito especial, por ser de família de itinerantes, seus pais tiveram que se alojar em um tulha de café, assemelhando-se nisso à história do nascimento de Jesus Cristo.                   Teve uma vida muito penosa, difícil. Trabalhava na lavoura com seus pais, que eram desbravadores de florestas e fazendas. Muito herdou do estilo de vida de seus pais, ao conhecer o sentido do sacrifício superado com amor, no ambiente de uma família muito religiosa e batalhadora.

    Aos 18 anos, experimentou seu primeiro sapato. Em sua juventude, trabalhou duro, juntou dinheiro, e através de pessoas da igreja evangélica, conseguiu ir para o Instituto Cristão de Castro, no Paraná, onde pôde concluir o ensino fundamental. Dos 23 aos 28 anos cursou o Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas, onde se bacharelou em Teologia.                                                                      Em meados de 1940 usava parte de seu tempo lecionando para alunos particulares e , assim completava seu orçamento, para prosseguir seus estudos. No ano de 1946 formou-se em pedagogia, no colégio ”Oscar Vilares” em Mococa.                                                    Conheceu em Campinas a esposa, Maria Aparecida Andrade Cunha, de notável cultura e que sempre se dedicou à vida do lar, educando os filhos, os médicos Dr. Aluísio e Dr. Enéas Andrade da Cunha. Revelando-se entusiasta da obra do esposo e dos filhos, priorizou a atividade do lar, dedicou-se ademais à boa leitura, enquanto cumpria sua responsabilidades na igreja, incluindo Itararé, São João da Boa Vista, Mococa, São José do Rio Pardo, Arcerburgo, Monte Santo de Minas e Guaxupé.

 

nicanoreaparecida
nicanor2

     Em 1950, assumiu o trabalho pastoral na Igreja Presbiteriana Central de Franca, onde se manteve ativo por 17 anos. Trabalhou em várias igrejas em atos pastorais, participando de Congressos e na construção e direção do Bom Samaritano durante 40 anos.                    Em 1965, formou-se em economia na primeira turma da Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, recebendo medalha de ouro pelo primeiro lugar. Após alguns anos, concluiu Direito no ano de 1962, pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, de Uberaba. Nicanor durante muitos anos em Franca foi catedrático de inglês, no colégio Torquato Caleiro, ciências administrativas na Faculdade de Ciências Econômicas e sociologia na Faculdade de Direito.                                                                                                      Ao longo de todo este período de atividades, conheceu mais de trinta países, onde pôde participar de congressos na França, Holanda e Suécia.

    Além de lecionar por mais de vinte anos, participou de muitos projetos, como o ”Rondon” na Amazônia, ali conheceu de perto, o duro trabalho dos seringueiros das selvas.                                                                                                                                                                          Reverendo Nicanor sempre foi um homem, do qual se pode dizer, de alma pura e simples, coração generoso, cujo o ideal foi o de estar a serviço do próximo. Enfim, um chefe de família, um pastor e professor que cumpriu sua missão na terra, semeando o bem e se transformando em exemplo ativo de cidadão prestante, útil e amado. Nicanor Xavier da Cunha veio a falecer em 1992, aos 78 anos de idade.

14 de outubro de 1956
O início
A Fundação da SAEBS

    Tudo começou no templo da Igreja Presbiteriana de Franca, que contava, desde o início com a Sociedade Auxiliadora Feminina, a qual reunia as mulheres de espírito caridoso que cuidavam de trabalhos assistenciais na comunidade francana.

    Na época os homens da igreja ainda não haviam se organizado de forma sistemática, participavam esporadicamente dos projetos. Logo, a necessidade de ampliar as obras assistenciais e aprimorar o trabalho na área assistencial fez surgir a idéia de criar a União Presbiteriana de Homens (UPH).

    O trabalho evoluiu e no dia 14 de outubro de 1956, no salão da Igreja Central o grupo formou a SAEBS (Sociedade Assistencial Evangélica Bom Samaritano que posteriormente passou a chamar Associação Assistencial Presbiteriana Bom Samaritano) com objetivo de atender as crianças carentes da cidade. 

    O primeiro presidente eleito foi justamente o saudoso, Rev. Nicanor Xavier da Cunha, que enfatizava:

 - ''O trabalho não era somente de homens, mas sim de Deus''.

    Criava-se então oficialmente na Ata de 9 de maio de 1957 a creche, mostrando o sentido cristão daquele empreendimento.

1958 - 1959
O Projeto
A doação dos terrenos

    Por iniciativa do prefeito Dr. Onofre Sebastião Gosuen, foram doados então terrenos para algumas entidades filantrópicas: São Vicente de Paula, Fundação Espírita Judas Iscariotes e Bom Samaritano (73.000m² para esse último). O imóvel destinado a essas entidades localizava-se nas imediações da antiga caixa d'água, estrada de Franca a Miramontes, desmembrada da fazenda ''Bom Jardim''. 

1961 - 1969
O CEBS I
Surge o Centro Educacional Bom Samaritano

    1961 - O presidente fundador da entidade conseguiu angariar recursos, cujo valor na época atingiram a 400 mil cruzeiros, revertidos para a fase inicial da construção. De início foi erguida uma modesta casa, que abrigou a primeira família a qual iniciou o trabalho com as crianças.

    1962 - Houve o lançamento da pedra fundamental do prédio da creche, com a presença do ilustre governador do estado de São Paulo Sr. Carvalho Pinto.

    1969 - Neste ano a área construída chegou a 2200m² e divididas em três alas com 50 salas, cuja arquitetura em forma de um ''E'' pretendia lembrar o Evangelho.

large-predio
1971 - 1975
As parcerias
A saída do anonimato

    1971 - A obra começa a sair do anonimato, recebemos visitas mais constantemente, que invariavelmente se impressionam com o projeto tornando se colaboradores.

    1975 - Após esse ano o Reverendo conseguiu, em parceria com a Kinder Not Hilfe (K.N.H) da Alemanha, o apadrinhamento de 99 crianças. Esta parceria persistiu durante muitos anos, proporcionando recursos financeiros, assessorias e capacitações, materiais didáticos, alimentação e atividades lúdicas, tão importantes ao desenvolvimento integral das crianças.

1976 - 1988
A evolução
Os Projetos só cresciam

    A vontade de evoluir era grande, então foi criado o Clube das Mães no qual senhoras aprendiam sobre orientação moral, organização do lar, além de inúmeros cursos artesanais. O produto desses trabalhos era vendido à comunidade e revertido em prol da creche.

    Posteriormente vários projetos foram implantados como: curso de culinária, costura, cursos profissionalizantes na área de agricultura, carpintaria, mecânica, indústria de calçado e alfabetização para adultos.

    1982 - Em parceria com o Estado, foi implantado a EEPG. Prof. Maria Helena Teixeira permanecendo durante oito anos sob a direção da diretora Suely Norberto e da SAEBS. Possuía uma filosofia evangélica, num ambiente organizado e cristão. 

  

1989
A Instituto
Surge uma ideia

    1989 - Comemorando o atendimento de 120 crianças na creche, o Reverendo Nicanor propõe a construção de uma escola. Foi então que nasceu a ideia do Instituto Samaritano de Ensino.

1991
O 2º Presidente da SAEBS
Antônio José de Souza

     1991 - Já enfermo, Nicanor decide passar a presidência a Antônio José de Souza.

    O empenho de Sr. Souza, desde 1991, foi e é até hoje de reconhecida importância para o desenvolvimento da instituição.

    O próprio Rev. Nicanor, ao confiar-lhe a grande missão, explicitou bem o conteúdo dessa meritória obra de assistência e evangelização e quais deveriam ser seus agentes e destinatários. Souza, como é conhecido, mostrou extrema dedicação e doação extraordinária a esta obra, calcada nos princípios cristãos, visando sempre a promoção e aprimoramento do ser humano.

    No ano de 1991, quando assumiu a presidência do Bom Samaritano, já estava aposentado como exímio funcionário do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) e nessa condição foi possível dedicar tempo integral à estabilização e progresso do Bom Samaritano.

1992
A Construção do ISE
Um prédio de grandes proporções

    É iniciada a construção do Instituto Samaritano de Ensino, para que a obra pudesse ocorrer foi vendido parte do terreno doado pelo município para levantar fundos.

6 de novembro de 1998
A inauguração
O Instituto Samaritano de Ensino é inaugurado

 Ao cabo de um trabalho bem sucedido da SAEBS ao longo de vários anos, no dia 6 de novembro de 1998 foi implantado o Instituto Samaritano de Ensino, com seu ano letivo iniciado em 1999.

Naquele primeiro ano, seus diretores se empenharam para conseguirem matrículas que viessem cobrir as despesas da construção, materiais didáticos, ou mesmo o pagamento de seus funcionários. As apreensões e incertezas foram muitas, mas no final de 1999 a escola já contava com cerca de 174 alunos. De lá para cá, muita coisa mudou positivamente.

DE UNS ANOS PRA CÁ...

Após intensos anos de trabalho e dedicação do Reverendo Nicanor e do Sr. Sousa e de toda uma geração, chegou a vez de passar o bastão para a nova, que surgia dentro da instituição. Novos desafios apareceram à medida que a SAEBS crescia, houve o aumento do Instituto Samaritano de Ensino em termos de alunos e de estrutura e também a quantidade de creches administradas pela associação.

2007
O 3º Presidente
Reinaldo Célio Rodrigues

    Reinaldo Célio Rodrigues foi convidado a se juntar a diretoria como secretário em 2005 pelo Sr. Sousa com o objetivo de profissionalizar a instituição tendo em vista que o Reinaldo tinha um vasto conhecimento na área administrativa. Uma medida necessária já que a SAEBS crescia cada vez mais. Já cansado e com o dever cumprido, Sr. Sousa passou a presidência para Reinaldo no ano de 2007, após 16 anos como presidente.

    Casado e pai de três filhos, Reinaldo veio de uma família de produtores rurais, ainda jovem se mudou para Franca, trabalhou como pintor, como calçadista e em escritório de contabilidade. A partir desse escritório que se profissionalizou na área de administração. Trabalhou durante 15 anos no Amazonas na parte administrativa e como empresário antes de assumir a presidência da SAEBS.

15 de maio de 2013
O CEBS II
A segunda unidade creche

    Já com mais de meio século de experiência na educação infantil a SAEBS decide administrar mais uma creche, em parceria com a Prefeitura de Franca. O Bom Samaritano - Unidade II foi inaugurado em 15 de maio de 2013 e fica no Jd. Tropical II onde são atendidas 148 crianças na faixa etária de 4 meses à 5 anos e 11 meses.

18 de setembro 2017
O CEBS III
A terceira unidade creche

    O Centro Educacional Bom Samaritano – Unidade III foi inaugurado em 18 de setembro de 2017, está localizado no Jd. Maria Rosa. Onde atendemos 176 crianças na faixa etária de 4 meses a 3 anos e 11 meses em parceria com o governo municipal.

08 de fevereiro de 2018
O CEBS IV
A quarta unidade creche

   Em 8 de fevereiro de 2018 a SAEBS assumia a Creche Jesus Maria José juntamente com a Casa Jesus Maria José, que eram administradas por outra instituição anteriormente, ambas localizado na Vila Santa Luzia. São atendidas 143 crianças de 4 meses a 1 ano e 11 meses em parceria com o governo municipal.

01 Jan 2020
O CEBS Ibiraci
A unidade além da divisa

    Com um trabalho já consolidado na administração de creches. A SAEBS foi procurada pela Prefeitura do município de Ibiraci, que estava implantando parcerias com o terceiro setor na cidade,  para administrar uma de suas creches. Foi em fevereiro de 2019 que começaram os trabalhos por lá. Atualmente atendemos 159 crianças de 4 meses até 5 anos e 11 meses.

04 de fevereiro de 2019
O CEBS V
A sexta unidade creche

    Inaugurada em 4 de fevereiro de 2019 o Bom Samaritano - Unidade V atende 195 crianças em parceria com o município. Esta unidade unidade conta com uma extensão, onde são atendidas 95 dessas crianças no Jd. Brasilândia. 

14 de janeiro de 2020
O CEBS VI
A sétima unidade creche

    Assumida em janeiro de 2020 no CEBS VI atendemos 129 crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses em parceria com o governo municipal. A unidade fica localizada no Jd. Paineiras. 

01 Jan 2020
O 5º Presidente
Mauro Balmant

     Em 2019 Mauro Balmant, até então vice-presidente da SAEBS, assume a presidência da associação. Entrou como membro do Conselho Fiscal a convite do presidente Fernando Nassif em 2012, logo passou para o Conselho Diretor atuando como secretário, tesoureiro e vice-presidente, antes de chegar à presidência.

     Natural de São Paulo, Mauro se formou em Engenharia Civil pela UNESP. Após formado ingressou na SABESP da capital onde trabalhou por cinco anos. Em busca de uma realização pessoal, em 1998 foi transferido para a unidade da SABESP em Franca, na qual trabalha até hoje. Nesse tempo desenvolveu seu interesse pela SAEBS, onde passou a atuar.

01 Jan 2020
A
Reinaldo assume a presidência novamente

    Em xxxx Reinaldo volta para a presidência. Ficando até xxxx, tendo em vista o excelente trabalho pelo mesmo na instituição a diretoria da SAEBS decide passar o cargo de Diretor Administrativo para Reinaldo, cargo esse que ele permanece até os dias atuais.

25 de junho de 2021
O CEBS Cristais
A unidade de Cristais Paulista

    Em junho de 2021 a SAEBS fez mais uma parceria com outro município da região, Cristais Paulista. Assumindo a administração de uma das creches da cidade.

 Atualmente nossa equipe é composta por mais de 350 colaboradores e são atendidas mais de 2.100 crianças e adolescentes. Sob a liderança de nossa diretoria externa, nosso diretor administrativo Reinaldo Célio e nosso diretor pedagógico Adriano Dias.

Essa é nossa história de um sonho de um grupo de homens liderado pelo Rev. Nicanor que surgiu há 65 anos, com um objetivo puro e simples, o de ajudar o próximo segundo os ensinamentos de Cristo. Uma história que passou por muitas dificuldades, mas sempre enfrentadas com muito otimismo e fé de que Deus esteve a frente de tudo o tempo todo.  História essa que continua sendo escrita pelas novas gerações que carregam esses ideais.

CONTINUA...