O Ensino Fundamental I do Instituto Samaritano de Ensino apresenta uma sólida proposta pedagógica com soluções educacionais integradas. Em uma abordagem Sócio Interacionista articula inovação tecnológica e sobretudo levando em conta o respeito às potencialidades tanto dos alunos como dos professores.

Apresenta metodologias interativas e com o Material Didático Integrado Positivo impresso e digital, por meio de projetos pedagógicos dinâmicos, oficinas e vivências busca ampliar o universo cultural de seus educandos.

Os valores para a vida são enfatizados durante todo o caminhar pedagógico, pois nesta etapa o compor e recompor preparam os educandos para encontrar soluções aos desafios.

A postura atenta aos diferentes modos de aprender levando em conta os diferentes saberes dos educandos permite ao professor fazer intervenções pedagógicas garantindo avanços qualitativos na apropriação do conhecimento, provocando reflexões contínuas sobre as mudanças sociais que envolvem as diferentes linguagens dentro e fora do espaço escolar.

Nesse sentido o trabalho pedagógico realizado assegura o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento, reconhecendo na infância o poder da imaginação, da fantasia, da brincadeira entendida como experiência cultural.

No dia-a-dia escolar, professores, pais e os demais envolvidos interagem no processo pedagógico contribuindo significativamente na formação dos educandos, buscando educar com ética, solidariedade, dedicação, responsabilidade e a afetividade.

O Ensino Fundamental II (6º ao 9ºano), etapa da Educação Básica, segundo LDB9394/96, tem por finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental I, possibilitando e assegurando ao aluno o desenvolvimento da capacidade de aprender significativamente, priorizando as habilidades sociais, cognitivas, operativas e pessoais, fortalecendo os vínculos familiares, o crescimento da autonomia, a responsabilidade social e os laços de solidariedade.

Neste ciclo intermediário da Educação Básica o aluno começa a desenvolver confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas e éticas. No convívio coletivo e nas inter-relações pessoais e sociais, ele se prepara para o efetivo exercício da cidadania. Neste aspecto, o Instituto Samaritano de Ensino, desenvolve além dos conhecimentos teóricos com apoio do Material Didático Positivo impresso e digital, aulas interdisciplinares envolvendo a saúde, hábitos saudáveis, cuidados com o próprio corpo e de uma vida com responsabilidade coletiva. Nestas aulas interdisciplinares trabalhamos também como mediar conflitos, tomar decisões, enfim atitudes para a formação de um cidadão ativamente responsável.

Paralelamente aos conhecimentos exigidos pela legislação, proporcionamos um conhecimento nas diversas linguagens de comunicação como: verbal, escrita, matemática, tecnológica, artística e corporal integrando assim nossos alunos na comunicação exigida no século XXI.

A fim de completar o conhecimento e as relações necessárias para o viver em sociedade, promovemos viagens culturais, visitas a museus, feiras de conhecimento, teatros, cinemas e atividades esportivas, as quais ensinam o aluno a utilizar fontes de informações e recursos tecnológicos para construir conhecimentos, desenvolver o pensamento, a criatividade e análise crítica necessária para os atos da cidadania.