“O princípio da sabedoria é: adquire a sabedoria;
sim com tudo o que possuis adquire o entendimento”.

Provérbios 4, 7

A escola optou pela Proposta Sócio-interacionista. Proposta em que o aluno, de posse de seus conhecimentos anteriores, e com dados novos obtidos através da interação com o professor, com os colegas, com seu contexto físico e social e das intervenções desses, vai construindo e reconstruindo o seu conhecimento.

Além de proporcionar novos conhecimentos, uma aprendizagem nesta proposta mobiliza o funcionamento intelectual do aluno, facilitando-lhe o acesso a novas aprendizagens, pois, além do conhecimento em si, ele aprende determinadas estratégias de pensamento para ter acesso a qualquer conhecimento, para compreensão de situações novas, para soluções de problemas com que se depara no dia a dia.

A escola adota o SISTEMA POSITIVO DE ENSINO como material didático. Os programas de ensino do livro integrado e digital expressam a seriedade com o qual o material didático é elaborado. Para isso, consideram-se três eixos de encaminhamentos:

  • Os princípios científicos que fundamentam a área de conhecimento;
  • As orientações legais propostas no Referencial Curricular Nacional, nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental e nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio;
  • Possibilidades de realização em sala de aula, considerando-se as especificidades dos diferentes níveis de ensino.

Oferecemos um ensino de qualidade, buscando respeitar a individualidade do aluno e procurando levá-lo ao seu pleno desenvolvimento, aliado as sequências didáticas desenvolvidas para que os alunos possam construir significados e atribuir sentido ao que aprendem.

As formas e os estilos de ensinar e aprender favorece a motivação, colocando os alunos diante de propostas de ação e reflexão com as quais são instigados a perguntar e a resolver situações problema. Enfatiza-se um contexto de trabalho em sala que estimula a atividade intelectual, estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio da qual as relações humanas podem ocorrer em um ambiente educativo que propicia e respeita o desenvolvimento social, afetivo e intelectual de quem aprende.

A escola estimula atividades esportivas, culturais, sociais e artísticas com a finalidade de integrar aluno e comunidade, desenvolve a criatividade, cidadania, senso estético e expressão corporal. Temos aulas de dança, campeonatos esportivos, mostras de trabalhos artísticos, campanhas solidárias, apresentações musicais e teatrais, além de visitas a espaços e mostras culturais em nossa cidade e em outras.

Queremos que nossos alunos, com seus valores e atitudes, sejam capazes de: pensar sobre as consequências de seus atos para si e para a coletividade, controlando respostas impulsivas; conhecer suas capacidades e a do outro, sendo tolerantes com a diversidade e tendo uma autoimagem positiva; defender seus direitos sem perder de vista o coletivo; ser solidário por ações ou palavras; ser persistentes, não desistindo frente à s dificuldades; ser cooperativos; perceber o que os outros querem e sentem e ter atitude de respeito mútuo.

Visão Filosófica

A função social da escola é socializar os conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, dando condições para que os alunos se tornem sujeitos históricos, críticos, participativos e criativos. A escola é um espaço de conhecimento para todos: alunos, professores, funcionários, pais e comunidade.

Assim, desejamos uma sociedade justa e democrática, organizada através da luta e consciência política e social do povo, com iguais meios de acesso e distribuição equitativa dos bens materiais e culturais.

Deseja-se também, que o aluno esteja apto a frequentar curso em nível superior, podendo ser introduzido no mercado de trabalho.

Nossa escola tem por missão EDUCAR COM AMOR, assegurar um ensino de qualidade e um espaço de respeito mútuo, cuidar para que os alunos participem inteiramente do processo ensino-aprendizagem, com participação da família e formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.