CAPELANIA

Provavelmente, essa palavra – “Capelania” – é nova para você. Pode ser que você nunca tenha a ouvido antes. Deixe-nos, então, dar uma explicação a partir da sua origem.

Na França, era costume transportar uma relíquia da capela ou oratório de “São Martin de Tours” para os acampamentos militares em tempos de guerra. Montava-se uma tenda especial, chamada de “capela”, e a relíquia era posta ali, onde também era mantido um sacerdote para ofícios religiosos e aconselhamento.

O Costume foi se perpetuando e, mesmo em tempos de paz, a capela era mantida com um sacerdote como conselheiro, que dela também cuidava. Com o tempo, esse sacerdote recebeu o nome de capelão. O capelão passou a ser líder espiritual do Rei e de seus representantes no reino. Esse serviço foi estendido também para os Parlamentos, Colégios, Cemitérios e Prisões. Havia nascido, portanto, a “Capelania”.

De uma forma muito simples e prática, a atuação da capelania do Samaritano está ligada à sua origem: acolher e estender a mão à sociedade dentro do ambiente escolar. Buscamos, desse modo, formar intelectual e emocionalmente nossos alunos, colaboradores e famílias, promovendo um resgate dos valores construtivos sociais e espirituais. Por isso, esperamos você e sua família para usufruir dos serviços oferecidos.

Oferecemos os seguintes cursos:

Se você deseja estabelecer uma rotina de amamentação, vigília e sono do bebê, além de ter acesso às informações completas acerca dos cuidados com o recém-nascido, venha estudar conosco. Recomendado para pais e mães na fase de gestação. Duração: 05 encontros;

Se você tem problemas ou insegurança na educação das suas crianças ou deseja melhorar o relacionamento e comportamento familiar, venha descobrir o segredo de “Como Criar Seus Filhos”. Duração: 10 encontros;

Se você deseja olhar com otimismo os anos de adolescência dos seus filhos; se deseja também exercer com competência a sua paternidade e ganhar o coração de seus adolescentes, venha estudar conosco. Duração: 12 encontros

ACOLHIMENTO, ACONSELHAMENTO E ORAÇÃO

Nestes dias difíceis em que vivemos, é natural que nossas famílias sofram e passem por crises. Nossa Capelania está pronta para acolher, ajudar a família a lidar com as lutas e dificuldades sem deixar de crer na importância da oração. Agende seu horário e venha nos conhecer!

CAMPANHAS

Ensinar nossas crianças o valor da solidariedade o lugar da empatia e do cuidado com o próximo também é um dos papéis da Capelania do Samaritano. Essas campanhas consistem em arrecadar alimentos, agasalhos e materiais escolares que serão distribuídos para famílias que estão vinculadas a um de nossos dez Centros Educacionais, espalhados pela cidade e região.

DEVOCIONAIS

Mensagens rápidas sobre temas atuais na abertura de todas as reuniões que acontecem em nossa instituição.

UMA EQUIPE PREPARADA

Guilherme Versolatto

 “Nada além de um instrumento nas mãos do Senhor”

Primordialmente, alguém que foi alcançado pelo amor de Deus e não vê outra forma de vida a não ser vivendo e compartilhando do Seu amor.

Casado com a Thais e pai do Tito. Recém-formado no Seminário Presbiteriano do Sul, pastor ordenado pelo Presbitério de Maringá/PR. Atua como capelão desde o início de 2023.

Percilene Oliveira

Servindo ao Senhor através do seu chamado enquanto capelã”

Atuando na Instituição desde 1985 e tendo ocupado várias funções, sua história com a Instituição é algo tão marcante e presente que ambas se misturam. Sua formação é em Letras; Magistério com Especialização em Educação Infantil e Terapia Familiar Sistêmica. Desde 2018, atua como capelã especificamente nos nossos Centros Educacionais.

Joemar Adalberto Teixera

Comprometido com Cristo e com o Evangelho desde os 17 anos de idade.”

Casado com Rosângela, pai e avô. Formado pelo Seminário Presbiteriano do Sul e ordenado ao ministério pastoral há 35 anos. Tem formação em Psicologia clínica pela UNESP de Bauru, especialização em Terapia Familiar Sistêmica pelo Núcleo de Psicologia, Franca-SP. Atua, há 7 anos, como Capelão na SAEBS, mantenedora do Instituto Samaritano de Ensino e dos Centros Educacionais Bom Samaritano.